5 formas de poupar dinheiro para comprar um imóvel

Conseguir tornar-se o proprietário de uma casa ou um apartamento não costuma ser uma tarefa das mais simples para boa parte das pessoas. No entanto, como esse tipo de aquisição traz um impacto bastante positivo na vida econômica e pessoal de qualquer um, conhecer as formas de poupar dinheiro para comprar um imóvel é muito importante.

O lado bom dessa história é que, com algumas mudanças pontuais e estratégicas, você pode realizar esse sonho. Ficou interessado? Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir as dicas que preparamos sobre esse tema!

1. Saiba qual imóvel comprar

O primeiro passo para poupar dinheiro para comprar um imóvel é saber escolher, sob os mais diversos aspectos, qual é o tipo de unidade que você deseja. Essas informações vão dar uma base muito mais específica sobre o valor que precisa ter e até mesmo as formas de pagamento.

A localização, por exemplo, exerce uma influência bastante considerável na precificação. Muitas vezes, até mesmo uma pequena mudança de bairro ou de rua pode significar milhares de reais a menos. Analise também a metragem, o número de cômodos e a existência ou não de vagas na garagem.

2. Converse com seus familiares

O passo seguinte, após definir o tipo de imóvel que você deseja, é conversar com os seus familiares. É fundamental que todos compreendam que essa é uma aquisição que precisa ser feita em conjunto e que beneficiará integralmente a família.

Mesmo que seus filhos sejam pequenos ou adolescentes, é uma boa ideia fazer com que eles participem do processo, contribuindo para evitar desperdícios. Além disso, o apoio do seu cônjuge é indispensável para vencer essa empreitada.

3. Reavalie as despesas mensais

Agora é hora de reavaliar as despesas mensais. É bastante comum que o seu salário seja drenado por gastos que você não faz nem ideia que existam. Algumas das taxas são praticamente imutáveis, tais como condomínio, aluguel, escola das crianças, plano de saúde, entre outras. No entanto, seu foco deve estar nas outras despesas.

Por exemplo, supérfluos são um bom alvo. Idas a restaurantes e viagens devem ser provisoriamente substituídos por jantares em casa ou passeios mais curtos. Seu pacote de TV a cabo também pode ser revisto, bem como a mensalidade da academia de ginástica, caso a sua frequência esteja deixando a desejar.

4. Acabe com as suas dívidas

É ainda mais difícil poupar dinheiro para comprar um imóvel se você tiver o seu orçamento sendo minado mensalmente pelos juros de dívidas antigas. Diante dessa realidade, acabar com elas é fundamental. Lembre-se de que o credor tem todo o interesse em receber essa quantia e pode oferecer belas condições.

O cartão de crédito e o cheque especial são, possivelmente, as duas piores formas de dever no mercado. Procure a sua operadora ou o seu banco e peça um abatimento para quitar à vista. É melhor pedir emprestado para um conhecido ou até mesmo vender um bem e se livrar desse débito.

5. Tente ganhar um dinheiro extra

Por fim, você pode tentar ganhar um dinheiro extra para conseguir comprar o seu imóvel mais rapidamente. Além de vender pertences que não estão em uso, outra possibilidade é usar alguma habilidade para aumentar seus rendimentos.

Você pode, por exemplo, dar aulas particulares sobre alguma matéria relacionada com a sua área de formação, como matemática, biologia ou inglês. Caso seja bom em artesanato, nada impede que coloque à venda sua arte para conhecidos.

Essas são algumas formas de poupar dinheiro para comprar um imóvel! Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário aqui no blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.