como investir dinheiro

 Como investir dinheiro de maneira eficiente? Descubra aqui!

Quem se preocupa com o futuro, com certeza, já pensou em métodos eficazes sobre como investir dinheiro. No cenário atual e por conta da nova legislação que envolve a aposentadoria, é comum que muitos indivíduos fiquem inseguros em relação às suas vidas financeiras com o passar dos anos.

Mas, a boa notícia é que, felizmente, o mercado conta com inúmeras opções para que você se prepare e não encontre dor de cabeça. Comprar ações, apostar nos fundos de investimento e, até mesmo, atuar no mercado imobiliário, são apenas alguns exemplos de negociações eficientes.

Contudo, é importante avaliar detalhadamente os riscos de cada uma delas, até encontrar a modalidade que melhor proporciona um bom rendimento e se enquadra no seu perfil. Como torcemos para que essa realização se concretize como o esperado, resolvemos dividir algumas dicas de ouro com você.

Para alcançar o máximo de retorno — e com total segurança —, listamos as alternativas mais indicadas do momento. Acompanhe a leitura e faça a sua melhor escolha!

Experimente os fundos de investimentos

Para começar, que tal experimentar os fundos de investimentos? Caso não saiba, essa opção engloba os fundos financeiros de um grupo de investidores, em que cada um deles compra uma cota do seu interesse para, posteriormente, lucrar mais.

Essa ação apresenta um regulamento próprio e é feita por meio de uma instituição especializada no ramo, que realiza as operações no mercado financeiro com uma única intenção: aumentar o número de indivíduos interessados em investir e, claro, fornecer bons ganhos aos seus praticantes.

Na maioria dos casos, os investimentos são destinados a títulos públicos e a sua rentabilidade deve acompanhar a taxa de Depósito Interbancário (DI). Ou seja, é uma variação bem próxima à Selic.

Tal opção ainda pode ser dividida em três categorias, que são específicas para cada perfil de investidor. De acordo com as suas necessidades e disponibilidade, é possível adotar uma opção e colher bons frutos com o passar do tempo. São elas:

  • para os mais conservadores;
  • para os moderados;
  • para os ousados.

Considere comprar ações

Comprar ações é uma das alternativas mais populares para quem deseja aprender a investir dinheiro. Principalmente, porque existem inúmeras figuras de sucesso e que ficaram famosas após praticar essa modalidade, como é o caso de Benjamin Graham — conhecido como o maior investidor da história.

Em linhas gerais, ao comprar ações de uma determinada empresa, você, basicamente, se tornará um sócio de tal organização. Isso acontece por uma única razão: as ações são vistas como pedaços da corporação e que, por sua vez, são negociados diretamente na Bolsa de Valores.

Embora pareça extremamente interessante, tal modalidade apresenta um risco alto, já que você precisará acompanhar todas as mudanças do mercado e estar de olho, inclusive, nas pequenas oscilações do setor. Também vale lembrar que essa não é uma alternativa recomendada para investidores de perfil moderado ou conservador, justamente por conta dos seus altos riscos.

Invista em imóveis

Outra excelente opção é investir o seu dinheiro em imóveis. Se você nunca considerou essa ideia, chegou a hora de rever os seus conceitos. O primeiro e mais forte motivo para essa decisão é que tal aposta é uma das mais seguras do mercado, uma vez que apresenta um risco quase nulo.

Isso acontece, especialmente, porque ao adquirir uma propriedade, você estará comprando um patrimônio sólido e composto por um bem que pode ser identificado facilmente. Ele não muda de lugar e se valoriza com o tempo.

Fora esses detalhes, será possível aproveitar outras vantagens imperdíveis. A seguir, listamos quais são as principais delas:

  • a possibilidade de aumentar o seu patrimônio;
  • compra de um bem resistente aos anos e que poderá durar por toda a sua vida;
  • excelente fonte de renda;
  • boa valorização em curto ou médio prazo.

Dica bônus

Não sabe como dar o passo inicial para esse tipo de investimento? Para começar, sugerimos que você avalie bem o imóvel em que pretende investir. Nesse caso, considere alguns fatores básicos, como:

  • a localização: veja se há bons pontos comerciais ao redor do empreendimento;
  • área de lazer: os espaços de convivência ajudam a fazer com que o espaço se valorize muito mais no futuro;
  • outros fatores decisivos: residências bem iluminadas, com boa vista e área de serviço podem valer mais do que aqueles que não apresentam esses diferenciais.

Independentemente da escolha que fará para seus investimentos, é fundamental contar com o apoio de profissionais que possam ajudar você a identificar seu perfil. Assim, poderá optar pelas aplicações mais adequadas às suas necessidades.

E agora que você já sabe tudo sobre como investir dinheiro e alcançar excelentes resultados, aproveite o momento para se aprofundar mais no assunto. É só conferir o nosso post repleto de dicas a respeito do investimento imobiliário. Vale a pena!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.