como investir no mercado imobiliário

 Aprenda como investir no mercado imobiliário e ter sucesso

Se você tem capital disponível, seu primeiro pensamento pode ser colocar o dinheiro para render na poupança, certo? Essa é uma opção, entretanto pode não trazer tanto lucro quanto você espera.

Para quem busca multiplicar seu montante, há diversas áreas de investimento. Contudo, algumas formas podem ser arriscadas, como a bolsa de valores. Frente a isso, uma das opções mais seguras é aplicar seu capital em imóveis.

Veja, a seguir, como investir no mercado imobiliário pode ser uma excelente forma de render o seu dinheiro, além de aumentar seu patrimônio.

O mercado imobiliário é realmente um bom investimento?

Muitas pessoas podem ficar atraídas por investimentos rápidos e pelo sonho de ganhar mais dinheiro do dia para a noite. Entretanto, essa não é a realidade da maioria. Diante de crises econômicas, ter investimentos em imóveis pode ser uma segurança que nenhuma outra área proporciona.

O mercado imobiliário tem crescido nos últimos tempos. Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), novos lançamentos de imóveis aumentaram 23,9% nesse terceiro trimestre, em comparação ao mesmo período em 2018. Já a taxa de vendas teve um aumento de 15,4%. Isso aponta para boas oportunidades, se você quiser fazer um investimento imobiliário.

Existem várias vantagens que podemos listar nesse tipo de aplicação. Algumas delas são:

  • o imóvel físico traz segurança da existência do patrimônio;
  • além do imóvel, você pode ter uma renda de aluguel;
  • impostos como IPTU podem ser pagos por inquilinos, se você alugar;
  • o imóvel valoriza com o tempo.

“Mas imóveis custam caro!” Sim, essa é uma das maiores preocupações de quem quer adquirir uma propriedade, já que são bens de alto valor. Entretanto, existem muitas possibilidades de compra:

  • imóveis na planta podem custar 40% a menos;
  • você pode optar por um consórcio ou financiamento;
  • leilões de imóveis podem ser uma forma de adquirir com preço menor;
  • você pode combinar recursos com alguém. 

Viu, só? Com certeza, alguma dessas opções poderá ser a solução para você reunir todos os recursos de que precisa para investir.

Qual é a melhor forma de investir em imóveis?

Com os recursos disponíveis, o primeiro passo é pensar no tipo de imóvel. Você precisa ter atenção e saber direito como investir no mercado imobiliário para fazer seu dinheiro render por meio de uma boa escolha.

Comece tendo um planejamento financeiro. Assim, você saberá se vai precisar da renda do aluguel para ajudar a quitar o investimento ou se pode comprar um imóvel de valor maior. O importante é que a escolha atenda aos seus planos e caiba no seu bolso.

Casa na praia

Um imóvel na praia pode tanto servir nas férias quanto gerar um excelente valor, por meio de aluguéis de temporada. 

Imóvel comercial

Esse tipo de imóvel pode ser excelente no local certo. Observe a cidade e pesquise os tipos de negócio da região.

Terreno

Um terreno é mais barato porque não tem construção. Além disso, é como ter uma página em branco, na qual você poderá decidir o que fazer no seu tempo.

Imóvel usado

Comprar uma casa usada pode ser mais barato e nem sempre precisa de grandes reformas. Às vezes, com uma pequena pintura, ela já estará pronta para ser alugada.

Como investir no mercado imobiliário com segurança?

Com dinheiro e tendo decidido o tipo de imóvel, é só comprar, certo? Não! Primeiro você precisa ter alguns cuidados para fazer uma boa escolha:

  • cheque a estrutura do imóvel;
  • veja se a escritura e os impostos estão regularizados;
  • para imóveis na planta, pesquise construtoras;
  • se pretende alugar, compre o que tem a maior chance de negócio.

Além disso, é importante contar com uma consultoria que ajude nesse processo. A Franco Imóveis, por exemplo, pode ajudar a avaliar tanto o imóvel quanto as oportunidades para você escolher o melhor investimento.

Saber como investir no mercado imobiliário não exige muito. Basta ter cuidado para fazer a escolha certa e você terá um bom patrimônio e uma possibilidade de negócio. Pesquise bem as opções e aproveite o crescimento desse mercado, tendo a certeza de que seu investimento estará no mesmo lugar, valorizando dia após dia.

Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais e mostre a outras pessoas como investir no mercado imobiliário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.