Financiamento de imóveis: 7 dicas para fazer com sucesso!

O financiamento imobiliário é uma das principais alternativas para viabilizar o sonho da casa própria e, embora a economia ande instável em todo o mundo, o investimento em imóveis ainda é um bom negócio

Mas por se tratar de uma ação de longo prazo, é preciso ter cuidado para que o sonho não se transforme em pesadelo, e estudar bem as opções que o mercado oferece para não errar. A seguir, listamos algumas dicas para você acertar no seu financiamento de imóveis. Confira!

Abuse dos simuladores

Praticamente todas as instituições de crédito oferecem simuladores que ajudam a determinar qual o melhor modelo de financiamento para o seu perfil. É essencial projetar como será a evolução das prestações, o saldo devedor e quanto de renda você precisará para assumir a operação.

Fique atento às taxas

Não se esqueça de incluir nas despesas algumas taxas extras que incidem sobre a operação: custos com cartório, Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia em cada município, ente outros. Alguns bancos permitem incluir esses valores no saldo a financiar, reduzindo os custos iniciais.

Determine o limite de comprometimento

Ao definir o tipo de financiamento, é importante determinar um teto para o comprometimento de sua renda com as parcelas. Especialistas indicam 30% como um limite seguro.

Lembre-se de que, ao financiar um imóvel, você estará assumindo um compromisso por muitos anos.

Obtenha crédito antes de decidir pelo imóvel

Não é uma regra, mas é possível obter o crédito antes mesmo de identificar o imóvel que você vai comprar. Estando tudo ok com o banco, ele pode aprovar seu financiamento e lhe conceder uma carta de crédito.

Você terá um prazo determinado (em geral, 3 meses) para identificar o imóvel e fechar o negócio.

Fique de olho na documentação do financiamento de imóveis

Para assumir um financiamento imobiliário será preciso reunir um volume considerável de documentos do comprador, do vendedor e do próprio imóvel.

E você não precisa aguardar o sinal verde por parte do banco para fazer isso. Antecipe o que for possível para evitar atropelos — é importante contar com o auxílio de um consultor nesta etapa.

Veja como estão suas reservas

Você tem algum valor guardado para utilizar no negócio? Tem saldo no Fundo de Garantia (FGTS)? Lembre-se de que você pode utilizar esses valores para abater a dívida, reduzindo os encargos, por exemplo, ou diminuindo o tempo do financiamento ou o valor das parcelas.

Projete o futuro

O financiamento imobiliário é uma operação que vai fazer parte de sua vida por algumas décadas. Por isso, é importante ter uma visão de longo prazo sobre seu trabalho, sua carreira, fonte de renda, etc. Seja prudente e reduza os riscos do sonho da casa própria virar um problema.

E aí, mais confiante para buscar seu financiamento de imóveis? Além de se informar bastante sobre o tema, é fundamental o auxílio de um corretor bem preparado. Assim você aumenta muito as chances de sucesso. Quer mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.