tendencias do mercado imobiliário

Fique por dentro das principais tendências do mercado imobiliário

O mercado imobiliário tem uma boa perspectiva de crescimento. Redução de taxas de juros e novas linhas de crédito permitem mais facilidade na aquisição de imóveis.

Para quem é investidor, esse é um bom momento para grandes negócios. Por isso, é importante conhecer não só as facilidades de financiamento, mas também as tendências do mercado imobiliário.

Assim, a compra e venda de imóveis se torna mais acertada. Confira, a seguir, as tendências mais importantes para você fazer um bom investimento!

O mercado de imóveis atual e suas perspectivas para o futuro

Em 2019, houve uma grande redução de juros. A taxa Selic caiu, o que fez com que os bancos seguissem a mesma tendência de queda. Surgiu, também, a liberação de recursos do FGTS e novas linhas de crédito. Com isso, um dos interesses principais foi o investimento no mercado imobiliário — seja para negócios, seja para a realização do sonho da casa própria.

Assim, o crescimento do setor é esperado para 2020. Um exemplo é a Caixa Econômica Federal, que — segundo seu presidente Pedro Guimarães — lançará em 2020 uma nova modalidade: o crédito pré-fixado. Nesse crédito imobiliário, as parcelas serão fixas e não sofrerão reajustes.

Com esse cenário, o investimento em imóveis pode ser muito vantajoso. Contudo, não basta ter crédito, mas fazer aquisições ruins. Por isso, é importante que você conheça quais são as tendências do mercado imobiliário.

Tendências do mercado imobiliário que você tem que conhecer

A vantagem de conhecer as tendências imobiliárias é se antecipar e saber em quais tipos de imóveis é melhor investir. Com isso, você saberá o que vale a pena comprar ou como reformar o imóvel — para que valorize mais e faça uma venda mais vantajosa. Conheça, a seguir, as tendências mais importantes para os próximos anos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência não só do mercado imobiliário, mas de todos os setores da sociedade. Em imóveis, ela aparece das mais diversas formas:

  • hortas sustentáveis em apartamento;
  • aproveitamento da luz natural dos espaços;
  • reutilização de água;
  • painéis solares para produção de energia;
  • materiais sustentáveis.

Compra de imóveis por grupo

As compras em grupo ficaram muito populares nos últimos anos. O que se limitava a objetos e viagens, se estenderá aos imóveis. As maiores vantagens dessa modalidade são a venda mais rápida de muitos bens e a maior capacidade de compra dos interessados.

Facilidade de visitação

O que se aplica, hoje, em termos de visitação de imóveis, é a ida do corretor e do comprador até o local. Isso pode ser cansativo e nada econômico.

Por isso, o uso de tecnologias, como a realidade virtual, facilita e economiza todo esse processo. Com ela, o comprador poderá “visitar” o imóvel de forma online e tirar dúvidas com o corretor. Isso facilita a escolha de opções, selecionando para ver fisicamente somente as melhores.

Localização e segurança

Esses sempre foram aspectos importantes na compra e venda de imóveis. A tendência é que esse conceito se amplie. Além dos bairros seguros, a busca por condomínios fechados com opções de lazer é grande.

Além disso, imóveis com bons sistemas de segurança também tendem a crescer. Com eles, o uso de tecnologias — como fechaduras digitais —, se tornará mais comum.

Tecnologia

O uso de tecnologias cresce cada vez mais, devido à busca por conforto, facilidade e segurança do imóvel. São itens que valorizam o imóvel na hora de vender, por proporcionar, também, economia e melhor qualidade de vida. Algumas delas são:

  • luzes controladas por sistema automático;
  • tecnologias conectadas ao smartphone;
  • controle de ambiente.

As tendências do mercado imobiliário envolvem diferentes aspectos, tanto do imóvel como do processo de aquisição. Segui-las é uma forma de se antecipar e garantir bons negócios para o futuro. Contudo, contar com apoio de uma consultoria especializada é essencial para não seguir a tendência errada ou aplicá-la de forma incorreta. Assim, a chance de o investimento dar certo será bem maior.

Falando em tendências, quer saber o que é um apartamento inteligente? Continue em nosso post e siga aprendendo mais sobre o setor!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.