Vale a pena comprar um imóvel?

Ter um cantinho próprio para chamar de lar é um dos maiores sonhos entre os brasileiros, entretanto, optar entre comprar ou alugar um imóvel é um dos maiores impasses, junto com a capacidade financeira disponível. A dúvida de fazer uma escolha certa pesa muito na mente de quem está conquistando sua própria independência, além de se preocupar com as despesas futuras, o medo de perder dinheiro é contestante. 

 

Alugar ou comprar um imóvel?

Não existe resposta certa entre comprar um imóvel ou alugar, isto porque há uma série de fatores que transitam entre a melhor escolha, entre eles, o seu grau de estabilidade financeira, objetivos e metas, ascensão da carreira profissional, nível socioeconômico, entre outros. Em resumo, o principal será a disponibilidade de capital investido junto com a melhor proposta no momento, se considerar apenas a quantidade de dinheiro, você pode se arrepender, uma vez que, dependendo da movimentação monetária do país uma solução é mais vantajosa do que a outra, por exemplo, quando as taxas de juros estão decrescendo, a compra se torna vantajosa, isto porque o valor da parcela se aproxima com o valor de um aluguel. Contudo, se os juros estão crescendo, o melhor negócio torna-se o aluguel, visto que, os financiamentos encarecem, por este motivo é importante se informar para não errar!

 

Parâmetros para comprar um imóvel

Antes de pensar em aplicar o seu capital, leia atentamente as seguintes dicas para acertar na hora de investir:

  • Situação financeira: possuir um capital que arque com as dívidas já é o primeiro grande passo. Quase sempre vale a pena comprar uma propriedade se você possuir condições para pagar de uma vez (à vista). Contudo, considerando que, infelizmente, não é a realidade de muitas famílias, o financiamento imobiliário é uma opção viável para conseguir a casa própria. Entretanto, financiar é uma responsabilidade extremamente grande, uma vez que, terá de assumir as inúmeras parcelas que serão distribuídas durante longos anos (além de juros que são reajustados). Por este motivo, analise se você possui um bom valor guardado para começar a investir e responder os requisitos do financiamento.
  • Situação monetária do país: como já citado antes, a situação do país tem uma influência direta na hora de se investir. Antes de firmar a ideia de alugar ou comprar, estude a balança econômica, veja qual é o momento ideal para dar entrada na sua casa própria ou se é melhor continuar no aluguel. Caso não consiga entender e especular junto com a condição econômica do país, procure ajuda profissional, consultores e especialistas que possam te orientar, até mesmo conhecidos que já enfrentaram o processo possam ser muito úteis.
  • Estabilidade: é muito comum a pressa para a independência, sair da casa dos pais ou até mesmo abandonar um aluguel é realmente uma meta a ser alcançada, entretanto, tenha a certeza que você possui uma estabilidade. Por exemplo, se você planeja permanecer no local onde comprará sua moradia, o investimento a longo prazo é uma boa ideia, mas, se por alguma razão, houver mudança, talvez possa se tornar um pesadelo e uma dívida pesada. A estabilidade no emprego também é importante, em casos de promoção, algumas empresas podem te mandar para uma outra cidade, estado ou até mesmo país, consequentemente, você terá outras dívidas, então pense bem!
  • Intuito: Geralmente, as pessoas ao comprarem uma propriedade com o intuito de morar, alugar ou formação de patrimônio. Em relação à primeira, ter um lar para chamar de seu, é sempre um bom investimento, sem dúvidas, vale a pena. A segunda, entretanto, não é tão simples quanto parece, uma vez que, o resultado está diretamente ligado com o comportamento do mercado imobiliário, além dos gastos de preservação da propriedade, admissão da imobiliária e alteração de valores conforme a lei da oferta e da procura, por isso, pesquise sobre o mercado antes de investir. Por fim, a terceira, indicada para quem já possui experiência com investimentos, que por sua vez, já possuem uma certa quantidade de imóveis e conhecem os pontos altos e baixos do mercado imobiliário.

Para que a sua escolha seja ainda mais certeira, vale a pena ter como parceiro um bom  corretor de imóveis. Para quem deseja comprar um imóvel na cidade de Taubaté, a Franco Imóveis tem excelentes opções disponíveis para comprar a casa dos seus sonhos em Taubaté e, com certeza, um deles vai atender você e sua família.

Para conhecer as opções que temos de empreendimentos residenciais para sua família em Taubaté, entre em contato conosco.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.