Vale a pena usar a poupança para comprar imóvel?

Vale a pena usar a poupança para comprar imóvel?

Um dos principais desejos das famílias brasileiras, a compra da casa própria é um investimento que exige muita disciplina financeira. Como adquirir um imóvel à vista é um privilégio de poucos. É preciso utilizar-se de outras formas para garantir os recursos necessários para a aquisição.

Investimento seguro e tradicional, a caderneta de poupança é uma opção sempre lembrada quando pensamos em fazer economia e juntar dinheiro para adquirir a casa própria. Mas nem todos têm a certeza de que esse é um bom caminho.

Neste artigo, vamos esclarecer essa e outras dúvidas sobre como é possível utilizar a poupança para comprar imóvel. Confira!

Investimento seguro

Não é à toa que a poupança é um dos investimentos preferidos dos brasileiros. Provavelmente, seu principal atrativo é a segurança. Enquanto em outros investimentos, disponíveis no mercado, há riscos inerentes à própria aplicação escolhida, na poupança, é muito difícil de se perder o que foi guardado.

Via de regra, seu dinheiro estará seguro, com um rendimento que prevenirá perdas com a desvalorização da moeda e mais algum ganho. Para quem está começando a economizar visando à compra do seu imóvel, é uma boa alternativa.

Depois de reunir um certo capital, pode ser que valha a pena avaliar outras opções, diversificando o investimento. Porém, lembre-se sempre de que, quanto maior for a rentabilidade de uma aplicação, mais arriscado será o investimento.

De toda forma, para quem busca dar um pontapé inicial, vale a pena apostar na poupança.

Liquidez da poupança

A liquidez é outro benefício da poupança. Podemos compreender a liquidez como a agilidade em transformar um determinado ativo em dinheiro. Alguns investimentos necessitam de que os recursos fiquem aplicados por um determinado tempo para permitir seu resgate integral.

Na poupança, isso não acontece. Você pode sacar os valores depositados a qualquer momento, da mesma forma que na conta corrente. Isso facilita a utilização dos recursos investidos, permitindo o saque a qualquer tempo para aproveitar uma oportunidade repentina, por exemplo.

Aplicação descomplicada

Abrir uma caderneta de poupança é, provavelmente, o investimento mais descomplicado do mercado. Basta apresentar, na instituição financeira, documentos de identificação (RG e CPF) e os comprovantes de residência e de renda.

Também não há nenhum limite mínimo de valor para abrir uma caderneta de poupança, o que a torna o investimento ideal para quem está começando a juntar dinheiro para comprar um imóvel. Um mês após a abertura da conta, o valor aplicado já começa a render.

Pelas regras atuais, quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver em até 8,5%, a poupança terá rendimento de 70% dela, adicionada a TR (Taxa Referencial). Se a Selic superar os 8,5%, a poupança renderá 5% mais a TR.

Esses são alguns benefícios de se investir na poupança para comprar imóvel. Lembre-se de que, no caso do financiamento imobiliário, por exemplo, quanto maior o valor que você reunir para dar a entrada na compra de sua casa ou apartamento, menores serão as prestações que você terá que desembolsar ao longo do contrato.

Gostaria de receber mais dicas sobre o mercado imobiliário? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades. Não perca!

About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter