Você sabe como funciona o consórcio de imóveis? Descubra aqui!

Você sabe como funciona o consórcio de imóveis? Descubra aqui!

Pensando em comprar um imóvel, você percebe que o financiamento tem juros muito altos. Então pensa em uma alternativa: o consórcio. Afinal, como funciona consórcio de imóveis? Será que ele vale mesmo a pena? É o que vamos mostrar neste post. Confira!

O consórcio é uma espécie de grupo de pessoas (os consorciados) que juntam dinheiro para comprar seus imóveis. Como há uma administradora, que deve ser registrada no Banco Central, não há contato direto entre os consorciados.

Como funciona o consórcio de imóveis?

Todo mês, são feitos sorteios em que o vencedor recebe a sua carta de crédito para a compra do imóvel. Outra forma de receber a carta antes do sorteio é ofertando um lance. O consorciado que fornecer o maior lance leva a bolada.

Os pagamentos mensais das parcelas pelos consorciados são usados para beneficiar a entrega da carta de crédito para a pessoa que for sorteada, até que todos sejam contemplados.

Importante lembrar que o consorciado não recebe o dinheiro, mas a carta de crédito.

O que é a carta de crédito?

Ao ser sorteado ou dar o maior lance, o consorciado é contemplado com a sua carta de crédito para comprar o seu imóvel. Como não existe recebimento de valores, é a carta de crédito que dá direito a comprar o imóvel e garantirá o pagamento ao vendedor.

Após a contemplação, a administradora verificará se o bem que você pretende adquirir atende a todos os itens do contrato. Isso pode demorar um certo tempo.

Quanto tempo a liberação do crédito demora?

Após ser contemplado, a carta de crédito é liberada em até 180 dias, mas a contemplação dos consórcios imobiliários podem demorar até 180 meses, ou seja, 15 anos. Esse costuma ser o maior limitante do consórcio frente ao financiamento.

Se você pretende dar lances, as suas chances de contemplação aumentam. A boa notícia é que você pode até usar o FGTS pra isso!

O consórcio de imóveis vale a pena?

A resposta dessa pergunta não é fácil. O consórcio pode valer a pena dependendo dos seus interesses e das suas possibilidades. Veja estas 3 vantagens:

  1. por ser sem juros, é bem mais barato;

  2. é uma maneira obrigatória de poupar dinheiro para comprar um imóvel;

  3. pode ser menos burocrático do que o financiamento.

Apesar de não haver juros, dependendo da administradora, as parcelas são compostas por quatro itens:

  • fundo comum: é com ele que a administradora paga os beneficiados;

  • seguro: seguro de vida que garante o pagamento das parcelas em caso de óbito do consorciado;

  • taxa de administração: cobrado pela administradora;

  • fundo de reserva: adicional cobrado como garantia, é devolvido aos consorciados se houver crédito no final.

Somando-se todas essas taxas, o consórcio apresenta um custo extra de 1,5% a 2,4% ao ano, valores bem abaixo dos juros altíssimos dos financiamentos, que ficam em torno de 12%. Tentador, não é? Por outro lado, se você tem pressa em se mudar, é melhor analisar também as vantagens do financiamento, por causa dos prazos que não são nada atrativos.

Para não ter problemas na hora de comprar um imóvel, faça o seu planejamento, analise as suas possibilidades, faça as contas e decida qual é a melhor opção pra você. Lembre-se de só fechar negócio com instituições financeiras credenciadas ao Banco Central e com imobiliárias confiáveis.

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis, assine a nossa newsletter para receber outras dicas como essas!

About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter